quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ACESSIBILIDADE E TURISMO

Turismo é para todos!
E não se trata de uma metáfora, mas de uma concepção que alunos e professores do curso de Gestão de Turismo acreditam e buscam colocar em prática. Exemplo disso é o projeto de extensão denominado Trilha Acessível, que em 2017 executou sua 3ª edição.
O objetivo do projeto é potencializar o turismo adaptado através de uma prática direcionada ao público com deficiência visual e de mobilidade, possibilitando o acesso ao lazer e colocando-os em contato com a natureza. Os problemas de acessibilidade não são exclusividade brasileira, em todo o mundo existe muito a ser realizado para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Principalmente nos ambientes não urbanos, as dificuldades de acessibilidade são imensas e não pensadas, o que faz com que esse público tenha pouca participação em eventos, viagens e visitas no meio rural.


Para o desenvolvimento da Trilha Acessível, alunos e professores começaram os preparativos com antecedência. Reuniões foram realizadas entre grupo acadêmico, coordenado pela Profª Priscyla Hammerl, a empreendedora Tatiana Paz e o presidente da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de São Borja (ADEVASB) Paulo Molinos, para identificar as características do público e pensar o que poderia ser oferecido. Neste ano, a participação do curso de Tecnologia em Gastronomia proporcionou um aprimoramento que, além de trazer mais sabor ao evento, também trabalhou as questões da alimentação saudável e seus benefícios.

As atividades com os associados da ADEVASB ocorreu no dia 19 de novembro de 2017, numa parceria entre a Pousada Sítio Preserva e acadêmicos dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Gastronomia, para atender o público com deficiência visual e cadeirantes. A idealizadora da atividade é a turismóloga Tatiana Paz, que é proprietária do empreendimento, e no período em que era acadêmica do curso de Gestão de Turismo apresentou a proposta e buscou as parcerias.
A programação teve início às 8h com a recepção dos participantes no Salão de Eventos do Sítio Preserva. Neste momento foi realizada uma atividade de apresentação, com o objetivo de ambientar e aproximar a todos. Foi aplicado o Dado Sensorial, com material feito especialmente para este público, com informações em relevo e ruído. Cada pessoa deveria jogar o dado e se apresentar informando características suas na quantidade indicada pelo dado. 




Em seguida foi servido o café da manhã, com alimentação equilibrada, preparada especialmente para o público que sofre com a diabetes, situação comum entre os participantes, e na sequência ocorreu um bate papo sobre Cardápio Saudável com a professora e nutricionista Luciana Monks.









Logo após se iniciaram as atividades ao ar livre e de contato com a natureza, começando com as atividades de alongamento com a Profª Chane, da área de Educação Física.









Esta foi uma preparação para a realização da Trilha de Cordas, uma atividade que teve por objetivo proporcionar autonomia as pessoas com deficiência visual, através da participação de uma percurso em meio a mata guiada por cordas que indicam o caminho.





Apesar do acompanhamento constante dos alunos, o público da trilha conseguiu realizar todo o trajeto sem auxílio, sentindo os aromas e ruídos da natureza.



Para os cadeirantes foi realizada uma trilha de camionete, apreciando as paisagens rurais e curtindo sol e vento, guiados pelo Prof. Charles Grazziotin.





O momento do almoço foi desfrutado com alegria e os acadêmicos do curso de Tecnologia em Gastronomia receberam muito elogios pelo preparo do cardápio que incluiu nhoque de batata doce, ragu de carne e molho de tomate, wraps de couve, espaguete de legumes, arroz integral e saladas. Uma delícia!


Após o almoço foi o momento do descanso, hora da soneca com direito a música ao vivo, com repertório do aluno Gabriel, do curso de Gastronomia.

Depois do descanso, hora voltar às atividades, iniciando com uma atividade de relaxamento em duplas, orientada pela Profª Chane.


E mais músicos se apresentaram animando a programação!


E ainda teve tempo para jogos e brincar no balanço!



E para para continuar desfrutando a tarde, foram desenvolvidas atividades na piscina e aproveitamento das sombras aprazíveis do local.




Finalizando o dia, foi realizada uma avaliação com os participantes, com o intuito de identificar o grau de satisfação em relação à programação oferecida em todos os aspectos.
Os resultados apontados foram positivos, indicando que a programação oferecida se caracteriza como um produto com potencial de comercialização.


Parabéns aos alunos e professores dos Cursos Tecnológicos de Gestão de Turismo e de Gastronomia, envolvidos no projeto!


Nossa gratidão pela parceria da Pousada Sítio Preserva e participação dos associados da ADEVASB!
Foi um dia especial onde foi possível comprovar que o turismo é sim para todos!


Um comentário: