segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

VIAGEM TÉCNICA NA CAPITAL GAÚCHA


       Nos dias 24 e 25 de novembro de 2018 os alunos do curso de Gestão de Turismo uniram lazer e conhecimento através de uma viagem técnica as cidades de Porto Alegre e Guaíba. O roteiro foi acompanhado pelos professores Alessandro de Souza, Eliane Coelho e Fernanda Trindade, com uma programação bastante diversificada, possibilitando o acesso a vários espaços, equipamentos e serviços que compõem um produto turístico.





A primeira atividade foi no Aeroporto Internacional Salgado Filho, identificando os diferentes setores do local. 









Devido a chuva, o roteiro precisou ser ajustado, e na sequência o grupo visitou o Shopping Center Praia de Belas, local aproveitado para o almoço. A seguir, foi a vez de aproveitar o espaço da Fundação Iberê Camargo e desfrutar da exposição “A Subversão da Forma”. 




Encerrando as atividades da tarde de sábado, o grupo visitou a Igreja Nossa Senhora das Dores, a mais antiga da cidade localizada desde sua criação no mesmo local e a Casa de Cultura Mário Quintana, antigo Hotel Magestic, importante espaço cultural da cidade. 





 

O local escolhido para hospedagem foi o Porto Alegre Boutique Hostel, um ambiente descontraído e cheio de estilo.


No dia seguinte, pela manhã o grupo desfrutou do roteiro do Linha Turismo, ônibus que realiza circuito turístico em Porto Alegre com organização do Departamento de Turismo do Município. 




Na sequência, todos foram conhecer o catamarã, embarcação que faz a travessia entre os municípios de Porto Alegre e Guaíba, e nesta última cidade aproveitaram para também realizar um roteiro com o ônibus turístico local, conhecendo os atrativos da orla do lago Guaíba, a Igreja Nossa Senhora do Livramento e a Casa de Gomes Jardim, uma propriedade particular que realiza importante trabalho de preservação e informação sobre este personagem da Revolução Farroupilha.


Retornando a Porto Alegre, foi realizado um circuito a pé pela Praça da Alfândega, apreciando espaços como o Santander Cultural, onde ocorria uma exposição sobre o poeta Fernando Pessoa e o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), com uma exposição intitulada Desconstruções e Articulações. 

       E para finalizar o roteiro e aproveitar o belo domingo de sol (depois de tanta chuva), o grupo se dirigiu a Usina do Gasômetro, conhecendo a nova estrutura de lazer na orla do Lago Guaíba e aproveitando a programação cultural que estava ocorrendo no local com diversos shows.
      Esta viagem permitiu ao grupo compreender de forma mais ampla assuntos tratados em diversas disciplinas do curso, observando diferentes aspectos do desenvolvimento do turismo local e analisando um importante destino do Estado, além de perceber a necessidade de adaptar roteiros conforme as situações climáticas. Com tudo se aprende!


Nenhum comentário:

Postar um comentário