Os Caminhos
do Turismo do Vinho no Pampa Gaúcho
No dia 03 de agosto, através
do convite do SEBRAE São Borja, alunos do curso de Gestão de Turismo tiveram a
oportunidade de participar do Seminário sobre Enoturismo do Pampa Gaúcho. Esta atividade compôs a programação do IV
Festival Binacional de EnoGastronomia – Produtos do Pampa, que ocorreu de 26 de
julho à 06 de agosto de 2017, na cidade de Santana do Livramento / RS.
Nesta oportunidade, foram tratados
diversos assuntos da região do pampa voltados ao turismo, incluindo questionamentos
sobre o aproveitamento e valorização da tradição e cultura como um diferencial
das demais regiões, além da presença de representantes e proprietários de
vinícolas e fazendas de criação de gado de toda a região.
O seminário foi direcionado
especialmente a difusão da produção de vinho da região voltada ao turismo, situação
que oportunizou compreender um pouco mais sobre a valorização das vinícolas do
pampa e como estes estabelecimentos estão conquistando espaço no mercado de
bebidas e do turismo.
Outro tema tratado no evento e que chamou a atenção dos alunos participantes, foi a questão da carne gaúcha. Devido às técnicas de produção aplicadas apresentarem características ainda rústicas ou de certa forma “antigas”, instigou a reflexão sobre a utilização destes fatores como ferramentas para propagar o turismo regional.
Em uma das palestras, o proprietário
de uma fazenda de produção de ovinos,
ressaltou o resgate dos costumes do sul. Em sua abordagem, indicou que o
turista, devido ao seu cotidiano corrido, está perdendo a essência dos costumes
das fazendas, como por exemplo, algo simples e fenomenal que é assistir ao pôr
do sol e o quanto a rotina do homem do campo é admirável. A partir destas observações, o palestrante
expôs como está usufruindo dos bens do pampa em seus empreendimentos na cidade
de São Paulo, onde possui alguns bares e estabelecimentos comerciais e divulga
a gastronomia e os produtos do sul.
De acordo com os alunos da Turma 2017
que participaram da programação, “o evento possibilitou ver que é possível
aumentar a propaganda do turismo do pampa sulino e que não é algo a ter retorno
imediato, precisa de paciência, pois é um processo de retorno a longo prazo,
mas que deve ser iniciado agora”.
Philype Soares, Leonice Friedrich e Kellen Araújo
Gestão de Turismo - Turma 2017
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