terça-feira, 8 de agosto de 2017

SEMINÁRIO DE ENOTURISMO

Os Caminhos do Turismo do Vinho no Pampa Gaúcho





No dia 03 de agosto, através do convite do SEBRAE São Borja, alunos do curso de Gestão de Turismo tiveram a oportunidade de participar do Seminário sobre Enoturismo do Pampa Gaúcho. Esta atividade compôs a programação do IV Festival Binacional de EnoGastronomia – Produtos do Pampa, que ocorreu de 26 de julho à 06 de agosto de 2017, na cidade de Santana do Livramento / RS.


Nesta oportunidade, foram tratados diversos assuntos da região do pampa voltados ao turismo, incluindo questionamentos sobre o aproveitamento e valorização da tradição e cultura como um diferencial das demais regiões, além da presença de representantes e proprietários de vinícolas e fazendas de criação de gado de toda a região.



O seminário foi direcionado especialmente a difusão da produção de vinho da região voltada ao turismo, situação que oportunizou compreender um pouco mais sobre a valorização das vinícolas do pampa e como estes estabelecimentos estão conquistando espaço no mercado de bebidas e do turismo.
 

                   

Outro tema tratado no evento e que chamou a atenção dos alunos participantes, foi a questão da carne gaúcha. Devido às técnicas de produção aplicadas apresentarem características ainda rústicas ou de certa forma “antigas”, instigou a reflexão sobre a utilização destes fatores como ferramentas para propagar o turismo regional.
Em uma das palestras, o proprietário de uma fazenda de produção de ovinos,  ressaltou o resgate dos costumes do sul. Em sua abordagem, indicou que o turista, devido ao seu cotidiano corrido, está perdendo a essência dos costumes das fazendas, como por exemplo, algo simples e fenomenal que é assistir ao pôr do sol e o quanto a rotina do homem do campo é admirável.  A partir destas observações, o palestrante expôs como está usufruindo dos bens do pampa em seus empreendimentos na cidade de São Paulo, onde possui alguns bares e estabelecimentos comerciais e divulga a gastronomia e os produtos do sul.
De acordo com os alunos da Turma 2017 que participaram da programação, “o evento possibilitou ver que é possível aumentar a propaganda do turismo do pampa sulino e que não é algo a ter retorno imediato, precisa de paciência, pois é um processo de retorno a longo prazo, mas que deve ser iniciado agora”.
                                Philype Soares, Leonice Friedrich e Kellen Araújo
                                           Gestão de Turismo - Turma 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário