quinta-feira, 29 de junho de 2017

VIAJANDO PELA ARGENTINA MISSIONEIRA

A viagem técnica realizada pelos alunos do curso de Gestão de Turismo nos dias 06 e 07 de maio de 2017 teve como destino a província de Misiones na Argentina. O roteiro incluiu as cidades de Posadas, capital da província, e visita aos sítios arqueológicos das reduções jesuíticas de Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e San Ignácio Miní, além do Parque de la Cruz localizado em Santa Ana.

            A atividade foi originada a partir de  um Projeto Pedagógico Interdisciplinar (PPI) e teve como objetivo oportunizar a prática da atividade turística através do contato com roteiro reconhecido na região visitada e utilização de equipamentos e serviços turísticos. A programação foi toda desenvolvida pelos alunos como prática da disciplina de Produção de Roteiros Turísticos, sob a orientação da Profª Vânia Antunes e teve o acompanhamento dos professores Charles Grazziotin e Eliane Coelho.
            Durante o sábado, 06 de maio, o grupo visitou os principais pontos turísticos de Posadas, iniciando com uma caminhada na Plaza 9 de Julio, localizada na região central e que concentra nos arredores a Catedral São José Operário, a Casa do Governo (da província e municipal) e diversas opções de comércio. Próximo ao local está o Monumento al Matero em um espaço onde ocorrem feiras de artesanato e atividades culturais. 



            Na sequência a Costanera e todas as suas atrações foram objeto de observação do grupo: praia, monumento a Andres Guazurari, Espaço Cultural (antiga estação férrea), restaurantes, bares e a Ponte Internacional San Roque Gonzales de Santa Cruz, sobre o rio Paraná, que liga as cidades de Posadas (Argentina) e Encarnación (Paraguai). O movimento de moradores e turistas, a bela vista da cidade do país vizinho e a diversidade de atividades chamaram a atenção.


            Durante este momento do passeio, ainda foi possível conhecer uma família que vive em um ônibus e viaja pela América Latina, apresentando seu estilo de vida nômade. Uma parte do grupo de acadêmicos ainda conferiu as informações e materiais do Centro de Informações Turísticas localizado na Costanera.

            O domingo, dia 07 de maio, foi dedicado a conhecer os sítios arqueológicos do período reducional jesuítico. O roteiro começou pela Redução de Santa Ana, fundada no local em 1637. Neste espaço ainda é possível ver parte da construção da Igreja e o acompanhamento do Guia Local promoveu momento de notável aprendizado.


            Ainda na cidade de Santa Ana houve a visita ao Parque de la Cruz, um espaço que tem como atrativo principal uma cruz de metal com 52 metros de altura estabalecida sobre uma estrutura de concreto de 30 metros, localizada sobre um morro a 360 metros do nível do mar. É possível ter uma visão de 360º de toda a região e o espaço ainda conta com uma trilha em meio a vegetação, um borboletário e um orquidário.


            Na sequência, o grupo seguiu para a Redução de Nuestra Señora de Loreto, fundada em 1610, é a mais antiga da Argentina.  O local ainda conserva parte da estrutura da Igreja, da Capela e de uma latrina coletiva.

            O roteiro finalizou com a visita a Redução de San Ignácio Mini, estabelecida no local em 1695, possui o conjunto arquitetônico mais bem preservado da Argentina. Neste sítio arqueológico é possível ver a estrutura das vivendas dos índios, parte da Igreja, da casa dos padres, colégio e oficinas. A noite o grupo assistiu ao espetáculo de som, luz e imagem, que narra, em 47 minutos, o desenvolvimento e declínio das reduções jesuíticas através de um passeio guiado no local. É imperdível!
 
            Todos estes sítios arqueológicos são reconhecidos como Patrimônio Histórico da Humanidade, tomados pela UNESCO no início da década de 1980.

            A viagem permitiu conhecer, identificar, observar e compreender diferentes possibilidades de organização de roteiros turísticos, tornando prático aquilo que é trabalhado na teoria em sala de aula. Uma experiência muito enriquecedora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário