O curso de Tecnologia em Gestão de Turismo
Viajar é enriquecedor, porém é necessário planejarmos com antecedência. Para que isso ocorra da melhor forma, podemos contar com profissionais qualificados. Para que você realize a viagem dos seus sonhos, sem que nenhum imprevisto aconteça, irá precisar dos serviços e conhecimentos de um gestor de turismo. Este profissional irá organizar todo o seu roteiro, sua hospedagem, seu entretenimento e seu lazer, poderá preparar toda a infraestrutura que você e sua família necessita, em qualquer cidade e país.
Pensando nisso, o curso Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal Farroupilha, câmpus São Borja, tem como objetivo principal a formação de profissionais que irão gerir a atividade turística da cidade ou região, em organizações do poder público e privado. O gestor de turismo desempenha funções como planejamento, organização e execução de ações voltadas ao turismo.
A formação destes profissionais permite que tenham uma visão globalizada e sistematizada do processo de gestão e operacionalização do turismo, almejando assim, o desenvolvimento sustentável da localidade em que venha a desempenhar suas funções profissionais.
Perfil dos estudantes que ingressam no curso
Ao terminar o ensino médio, os alunos enfrentam um dilema em sua vida: Qual curso superior fazer? Qual profissão seguir? Faço o que quero ou sigo as orientações de meus pais? Vou cursar uma licenciatura, um bacharelado ou um curso tecnológico?
Com certeza, são questionamentos que atormentam, muitos de nossos jovens. Estes alunos, cada vez mais, ingressam em cursos superiores muito cedo. No curso tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Farroupilha – câmpus São Borja, não é diferente. O perfil destes alunos é muito diversificado. A faixa etária é dos 17 aos 50 anos. Gostam de viajar, de elaborar seus roteiros, trabalhar e conhecer pessoas, conhecer a sua cultura e a das localidades visitadas.
A primeira turma é composta na sua maioria por jovens, solteiros e sem filhos, poucos alunos com mais idade. A faixa etária prevalecente é dos 17 aos 25. Já na segunda turma existe um mescla de alunos, tem-se mais alunos acima dos 25, casados, com filhos. A terceira turma deste curso pode ser considerada a mais jovem, a faixa etária prevalecente é dos 17 aos 25, solteiros, sem filhos, é a turma em que o gênero masculino é maior em relação às outras, nas quais predomina, ao contrário, o gênero feminino.
Há alunos que desejam seguir a profissão, pois identificam-se com a área. Outros ingressam no ensino superior para dar seguimento aos estudos. Entretanto, ao final do curso permanecem somente os que identificam-se como futuros atores transformadores do turismo.
Em 2015 a instituição aderiu plenamente ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que passou a ser a única forma de ingresso. Atualmente, o curso possui três turmas. As aulas ocorrem no turno da noite, sendo assim, oportuniza que os alunos desenvolvam sua jornada de trabalho durante o dia e, à noite, estudem. Em 2015, o Instituto Federal Farroupilha, câmpus São Borja irá formar a primeira turma de Tecnólogos em Gestão de Turismo.
Perfil dos Egressos do curso
O turismo é uma área em constante expansão no Brasil e no mundo. Novos empreendimentos e negócios nesta área estão gerando renda. Consequentemente, novos postos de trabalho são disponibilizados nos mais diversos segmentos. Um dos segmentos que mais cresce é o de hotelaria e de prestação de serviços na área do turismo. Visando beneficiar, a qualificação destes alunos, o Instituto Federal Farroupilha elaborou o curso Tecnólogo em Gestão do Turismo. E, desde 2013, quando do início das aulas deste curso, nota-se uma evolução no desenvolvimento de atividades turísticas na cidade, nos mais distintos segmentos.
A comunidade de São Borja ganhou muito com a implantação deste curso. Uma das mudanças foi a abertura de novas vagas na hotelaria, na prestação de serviços turísticos, na cidade e na região, pois este curso tem por finalidade formar profissionais para atuar como gestor do turismo, em qualquer cidade.
É visível a transformação, que aconteceu nestes dois anos e meio. Com o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos verificou-se a necessidade de projetos de revitalização dos pontos turísticos, mudanças de horários de funcionamentos, entre outras reivindicações. Transformações estão ocorrendo. E o poder público e privado se faz presente nestas atividades, destinando vagas de estágios. Com isso, os atores do turismo desejam desenvolver os arranjos produtivos locais, para que estes sejam capazes de se tornar sustentáveis.
O curso e seus eventos
Nos últimos anos, é possível visualizar uma grande transformação na cidade de São Borja e região, desde a implantação na cidade do Instituto Federal Farroupilha e da Unipampa. Em 2010, o Instituto organizou seu primeiro processo seletivo, ofertando os cursos técnicos em Hospedagem e Informática. Em 2013 que a instituição implantou o curso tecnológico em Gestão de Turismo. Este curso veio para atender uma demanda da cidade e da região.
No decorrer do curso, muitos foram os eventos em que os alunos participaram ou até mesmo elaboraram. Em 2013, os alunos participaram de sua primeira viagem técnica à cidade de Lajeado/RS. Neste mesmo ano foi organizada a primeira semana acadêmica do curso, sempre no mês de setembro para comemorar o dia do turismo. No ano de 2014, já com duas turmas, planejaram-se viagens técnicas separadamente e em conjunto, bem como atividades acadêmicas.
A primeira turma elabora roteiros para os alunos conhecerem os pontos turísticos da cidade, onde cada grupo é responsável pela apresentação da história de um ponto turístico. No primeiro semestre, cada turma realizou sua viagem técnica. Uma turma foi para Foz do Iguaçu/PR e a outra foi para Posadas e Misiones, na Argentina. Ambas realizaram atividades acadêmicas interdisciplinares, relacionando disciplinas cursadas no decorrer do semestre.
Setembro chegou, e com ele os alunos tinham como responsabilidade organizar a semana acadêmica do curso. Os palestrantes foram excelentes. O segundo semestre veio e a professora Eliane Coelho desenvolveu uma atividade com os alunos das duas turmas: um roteiro à capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Viagem de descoberta. Um olhar de turista na cidade que desconhecemos ao mesmo tempo em que a visitamos seguidamente.
Nesta visita técnica os alunos visitaram os principais pontos turísticos da cidade conhecida como “Porto dos Casais”. Na prática da disciplina de turismo rural os alunos conheceram a Ruína de Las Maria em Governador Virassoro/ARG. Paralelamente a estas visitas técnicas os alunos participam de eventos na cidade, como por exemplo, plantio de mudas de árvores na encosta do Rio Uruguai e a distribuição destas no centro da cidade, em comemoração ao dia do turismo. Participam de cursos de extensão, pesquisas de campo, oficinas de recreação.
O encerramento de 2014 aconteceu com um evento envolvendo as duas turmas. O destino escolhido? Sítio Arqueológico São Miguel de Arcanjo, em São Miguel das Missões.
O ano letivo de 2015 inicia e com ele projetam-se novas visitas técnicas. Agora, o curso tem três turmas. A segunda turma realiza dois roteiros: um para a Fazenda Itú, no município de Maçambará/RS e outro que contempla parte do Caminho das Missões, e a terceira turma viaja para Gramado e Canela/RS. A primeira turma está envolvida no estágio obrigatório e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Os alunos estão ansiosos pelos novos roteiros das viagens técnicas do segundo semestre de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário